Papa Francisco: que o milagre da Jornada se repita todos os dias

7 de abril de 2014

jmjok

O Papa Francisco recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira, os membros do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o Pontífice repetiu o que tinha dito ao Arcebispo de Rio, Card. Orani João Tempesta, por ocasião do Conclave, de que os brasileiros “roubaram” seu coração:

Quando cheguei ao Brasil, no meu primeiro discurso oficial, disse que queria ingressar pelo portal do imenso coração dos brasileiros pedindo licença para bater delicadamente à sua porta e passar a semana com o povo brasileiro. Porém, ao término daquela semana, voltando para Roma, cheio de saudades, dei-me conta de que os cariocas são uns “ladrões”! Sim, “ladrões”, pois roubaram o meu coração! Aproveito a presença de vocês aqui hoje para agradecer-lhes por este “roubo”: Muito obrigado por terem me contagiado com o entusiasmo de vocês lá no Rio de Janeiro, e por hoje me ajudarem “matar” as saudades do Brasil.

A seguir, Francisco falou dos preparativos para a JMJ, que exigiram horas de trabalho, sacrifícios, até mesmo desentendimentos passageiros. “É a dinâmica da multiplicação dos pães”, comparou o Papa: Quando Jesus pediu aos apóstolos que dessem de comer à multidão, estes sabiam que isso era impossível. Porém, foram generosos. Deram ao Senhor tudo aquilo que tinham. E Jesus multiplicou os seus esforços. Não foi assim que aconteceu com a Jornada Mundial da Juventude? (mais…)

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Após a JMJ Rio2013, Jornada será realizada nas dioceses, em 2014, no Domingo de Ramos

25 de março de 2014

JMJ-300x168

Neste ano, a Jornada Mundial da Juventude, realizada nas dioceses, será celebrada no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3), escolhido pelo Santo Padre. No Rio de Janeiro, a mobilização com a juventude será no Complexo do Alemão.

As atividades terão início, no sábado, 12. A partir das 14h, os jovens das paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude são convidados a se concentrar na Praça de Inhaúma, zona norte do Rio, em frente à Paróquia São Tiago, para a procissão dos ramos que vai se dirigir até o Complexo do Alemão.

Para este percurso, o Setor Juventude pede que os jovens levem seus ramos e que contribuam com 1kg de alimento não perecível para as ações sociais no Complexo. Durante o itinerário, um trio elétrico animará a juventude e a música ficará por conta do Ministério da Comunidade Shalom.

O local foi escolhido como uma forma de vivenciar o tema deste ano e, assim, concretizar o apelo do Papa de ir ao encontro das “periferias existenciais”. Um das atividades para este objetivo será a Ação de Amor do Cristo Redentor, quando os moradores poderão usufruir de serviços de saúde e de cunho social.

Após a procissão, o bispo nomeado da Diocese de Valença (RJ) e referencial para juventude do Regional Leste 1, Dom Nelson Francelino Ferreira, celebrará a Santa Missa. A Celebração Eucarística será animada pela Banda Linguagem dos Anjos e, em seguida, a cantora Olívia Ferreira fará um show encerrando o dia.

A Igreja, em todo mundo, celebra anualmente as Jornadas Mundiais da Juventude no Domingo de Ramos, nas dioceses; a cada três anos, aproximadamente, num evento internacional, como acontecerá, na Polônia, em 2016.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

> Diocese de Campo Limpo (SP) promove Missa do Dia Mundial da Juventude

> Mensagem do Papa Francisco para a 29ª Jornada Mundial da Juventude

> Convite de Pe. Rodolfo Camarotta para a Missa do Dia Mundial da Juventude

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Divulgada logo escolhida para o Instituto da Juventude

10 de março de 2014

logo_ijuventude

Cerca de oito mil pessoas participaram da Missa de encerramento do evento Doe de Coração, na tarde deste domingo, 9, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). A Celebração foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e concelebrada pelo fundador da comunidade, monsenhor Jonas Abib, e pelos sacerdotes presentes.

Divulgada logo escolhido para o Instituto da JuventudeNa celebração, foi apresentada a logo escolhida para o Instituto para a Juventude. O vencedor do concurso, que aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro, foi Diego Marques Siqueira, de 25 anos, morador da cidade de Maracanaú, no Ceará.

O Instituto para a Juventude (“iJuventude”) vai trabalhar na promoção, recuperação e inclusão do jovem na sociedade através da evangelização. O trabalho será em parceria com o Setor Juventude da arquidiocese, que congrega todas as expressões jovens dentro da Igreja no Rio de Janeiro. Mais Informações no site www.ijuventude.org ou na página do Facebook (/iJuventude).

(mais…)

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Coleta em Missas no RJ ajudará a saldar custos da JMJ Rio2013

11 de fevereiro de 2014

Ainda há um valor para saldar as despesas com a Jornada Mundial da Juventude. Todos os investimentos da Jornada estão sendo pagos com recursos próprios da Igreja no Rio de Janeiro

jmj_jan2014

Os bispos do Regional Leste 1 da CNBB, num gesto de solidariedade fraterna, resolveram fazer uma coleta especial, em todas as dioceses do Estado do Rio de Janeiro, durante as Missas celebradas nos dias 15 e 16 de fevereiro. O valor arrecadado será destinado à Arquidiocese do Rio para ajudar a saldar as despesas com a Jornada Mundial da Juventude 2013.

A JMJ Rio2013 teve um custo alto para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. As perdas e deslocamentos, devido aos imprevistos ocasionados pelo mau tempo, custaram o que não estava previsto pela organização. Mesmo com a contribuição do Papa Francisco, realizada em janeiro, as ações e campanhas realizadas pela arquidiocese, ainda há um valor para saldar.

De acordo com o arcebispo de Niterói e secretário do Regional Leste 1, Dom José Francisco Rezende Dias, a coleta não vai cobrir totalmente os gastos do evento, mas expressará a unidade, a comunhão e a generosidade do Regional para com a Arquidiocese do Rio.

“Esse gesto de partilha quer ser também um agradecimento a Deus por sua suprema gratuidade e generosidade experimentadas durante os dias da JMJ Rio2013. Esperamos que todos sejam generosos nessa coleta! E tenhamos a certeza de que Deus nunca se deixará vencer em generosidade”, comentou Dom José Francisco. (mais…)

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Núncio Apostólico recorda JMJ em encontro com bispos

22 de outubro de 2013

290170

O núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, esteve presente na abertura da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve início nesta terça-feira pela manhã e prossegue até quinta-feira, dia 24. Na ocasião, o núncio recordou a visita do Papa Francisco ao país e seus discursos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ocorrida em julho deste ano.

“Nós bispos, sacerdotes, religiosos e fieis ficamos muito marcados pela visita do Santo Padre e, de modo especial, pelo jeito simples e acolhedor com o qual ele viveu os dias da JMJ: rapidamente fomos levados a considerar o Santo Padre como um de nós, um brasileiro que soube se colocar ao nosso alcance, sem criar barreiras, mas, ao contrário, abrindo caminhos e portas para poder chegar a ele com muita facilidade”, disse o núncio aos bispos do Conselho Permanente.

Dom Giovanni lembrou ainda o discurso do Papa Francisco ao episcopado brasileiro, proferido no dia 27 de julho, no qual destacou a questão da formação do clero. “Sabemos que esta prioridade do Santo Padre é também a prioridade da Igreja no Brasil”, afirmou.

Agradeceu o trabalho desenvolvido pelos bispos, junto com as comunidades, nas dioceses. “Como núncio, já tive a oportunidade de visitar e conhecer várias dioceses. E com orgulho dou testemunho da abnegação com a qual, apesar de inúmeras dificuldades, vocês, juntos com os padres, religiosos, religiosas e leigos se dedicam ao anúncio da Palavra de Deus”, disse.

Conselho Permanente

Trata-se do órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão eletivo e deliberativo. Reúne a presidência da Conferência, os presidentes das Comissões Episcopais e dos dezoito regionais. Também participam da reunião os assessores das comissões e organismos vinculados à instituição. Aproximadamente cinquenta pessoas estão presentes neste encontro que, entre outros assuntos, preparará a 52 Assembleia dos Bispos do Brasil, a ser realizada em maio do próximo ano.

CNBB

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Arcebispo de Cracóvia fala dos locais escolhidos para a JMJ 2016

12 de outubro de 2013

1001205_665957166767430_1825231714_n2

O arcebispo de Cracóvia, na Polônia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, informou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, será realizada na última semana de julho. O primaz está reunido nesta semana com a Conferência Episcopal Polonesa, e concedeu uma entrevista coletiva na última quarta-feira, 9.

O arcebispo destacou que a Polônia recebe anualmente cerca de nove milhões de peregrinos e por esse motivo não terá dificuldades para receber os jovens que participarão da JMJ. Dziwisz informou que nos eventos com o Papa Francisco, poderão ser utilizados os dois Estádios da Cidade, e o grande Parque Jordana.

Segundo o Cardeal, o parque oferece boa estrutura de acolhida, mesmo com a possibilidade do mau tempo, pois possui grande parte pavimentada. O local poderá ser o espaço dedicado a Vigília e Missa de encerramento do Evento.

Dom Stanislaw disse que o número de peregrinos que participarão do evento ainda é desconhecido, mas informou que uma grande delegação dos Estados Unidos já confirmou a participação. O cardeal destacou ainda a possibilidade do Papa Francisco percorrer o rio Wiśle, na Cerimônia de Acolhida.

O arcebispo observou que o entusiasmo é grande não somente entre os jovens, mas os bispos e sacerdotes estão contagiados pela alegria do Evento. Destacou que essa jornada assume caráter especial, porque os peregrinos poderão visitar “os lugares de João Paulo II”, que será canonizado no próximo ano.

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Campanha para saldar as dívidas da Jornada Mundial da Juventude

24 de setembro de 2013

jornada_mundial_da_juventude_rio1-29801

Há menos de dois meses, o Papa Francisco deixou o Rio de Janeiro, após levar milhares de pessoas às ruas, na Jornada Mundial da Juventude. Sua visita trouxe os fiéis de volta para as missas.

A mudança de planos durante a Jornada, transferindo eventos de Guaratiba para Copacabana, fez os gastos estourarem. Com isso, a organização precisou reestruturar seu planejamento financeiro inicial, reorganizando prazos. Para ajudar a saldar suas dívidas, o Instituto Jornada Mundial da Juventude – IJMJ – lançou a primeira etapa da campanha de arrecadação de recursos.

Para pagar as despesas, a Igreja vendeu um edifício – onde funciona um hospital – por R$ 46 milhões. Restam ainda cerca de R$ 90 milhões, que estão sendo renegociados com fornecedores. A Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou uma campanha para arrecadar o que falta. E está fazendo uma auditoria.

Pesquisa do Ibope revelou que 95% dos participantes da jornada saíram satisfeitos ou muito satisfeitos. E 93% demonstraram intenção de participar das próximas edições e 98% recomendariam o evento a outras pessoas.

Dados bancários para realizar doações

Bradesco

Agencia: 0814-1

Conta: 80002-3

Titular: Instituto Jornada Mundial da Juventude

CNPJ: 14.192.317/0001-81

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Ostensório da JMJ é entregue à Paróquia de Copacabana no RJ

20 de setembro de 2013

289898

O ostensório feito exclusivamente para a vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 terá lugar na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A entrega oficial foi feita, na manhã do último dia 16 de setembro, pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, durante a Missa de despedida do padre Anísio José Schwirkowski, SCJ. O sacerdote foi Diretor do Setor de Relações Internacionais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e o idealizador da JMJ no Brasil.

“O ostensório permanecerá definitivamente na Igreja Nossa Senhora de Copacabana. O bairro acolheu a vigília, além de outros eventos durante a JMJ, e, por isso, nada mais justo ele ficar aqui”, disse Dom Orani.

A Missa foi concelebrada pelo pároco Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese, e pelo Padre Anísio. O sacerdote da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que ficou durante um ano no Rio para ajudar na Jornada, vai se dedicar a uma paróquia em Palmas, no interior do Paraná. Padre Anísio, que foi o responsável pelo presente dado à paróquia, foi o primeiro a colocar a hóstia consagrada no ostensório.

A paróquia, em Copacabana, tem adoração das 7h à meia-noite, exceto às terças-feiras, quando acontece das 7h às 9h e das 15h à meia-noite.

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Bispos poloneses começam preparativos para a JMJ

30 de agosto de 2013

jmj2016400O episcopado polonês propõe que o encerramento da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia seja na segunda quinzena de julho de 2016. A sugestão consta no comunicado final do encontro dos bispos em Czestochowa.

O Comitê responsável pela visita do Papa à Polônia, que será inaugurado em setembro, será presidido pelo arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz. A estimativa é que mais de dois milhões de jovens participem do evento.

“A Igreja polonesa precisa muito de um impulso novo e de um novo ‘toque’ do Espírito Santo”, disse o arcebispo de Lublin, Dom Stanislaw Budzik, assegurando que “os bispos aceitam com prazer todas as dificuldades ligadas à organização da JMJ na Polônia, pois elas também são uma oportunidade pastoral excepcional”.

A Jornada de Cracóvia coincidirá com o 25º aniversário do encontro dos jovens com João Paulo II em Czestochowa, e as celebrações de 1050 anos da cristianização da Polônia.

No comunicado, os bispos relevam ainda que as canonizações de João XXIII e João Paulo II, previstas para 2014, possibilitarão uma preparação espiritual mais profunda e encorajam desde já as iniciativas de paróquias e comunidades eclesiais.

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark

Um mês de Jornada Mundial da Juventude

23 de agosto de 2013

A Igreja celebra, hoje, um mês da Jornada Mundial da Juventude, do encontro do Papa com os jovens do mundo inteiro, que aconteceu entre os dias 23 a 27 de julho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores, pelo poder público e, principalmente, pelos participantes.

Alguns números indicam o êxito da JMJ, entre eles está o número de pessoas, divulgado um dia depois do evento, com 3,7 milhões presente na Missa final em Copacabana. Com esse público, a JMJ Rio 2013 entra para a história com o 2º maior público da história das Jornadas, ficando atrás apenas da JMJ de Manila (Filipinas), em 1995, cujo público foi de 4 milhões de pessoas.

9619jmj_rio_2013-_copacabana

Os gastos públicos com a organização da Jornada foi um dos pontos polêmicos levantados antes do evento. Mas o “motim”, levantado pela imprensa brasileira, foi logo silenciado com o estudo da Secretaria Estadual de Turismo junto com a Universidade Federal Fluminense, os quais indicaram uma injeção de R$ 1, 8 bilhões na economia da cidade.

Segundo o Ministério do Turismo, o fluxo de turistas que visitaram o Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, também foi o maior já registrado, sendo que 72,7% destes visitavam o país pela pela primeira vez e 93% disseram ter intenção de retornar. Com relação ao evento, 89% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a JMJ Rio 2013.

Sucesso para além dos números

O maior sucesso da Jornada Mundial Rio 2013, no entanto, não pode ser medido pelos números. A experiência com Deus, a fraternidade e a eclesialidade vivida, nesses dias, superam qualquer estatística, pois jamais poderá ser medida.

“Nós vimos Deus agir. Ele atuou no meio de nós. O Senhor nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto, na história, como Deus tem atuado. Não tem outra explicação!”, disse o arcebispo do Rio, em coletiva, no dia 28 de julho.

Milhões de jovens revolucionários, impulsionados pelas palavras do Sucessor de Pedro, renovados na fé e na esperança para serem construtores de uma sociedade mais justa e fraterna; este sim é o grande sucesso da JMJ Rio 2013.

  • Share/Bookmark
  • Share/Bookmark